Distância

altitude máxima 400m

Altitude mínima

altitude mínima 239m

ligar / desligar camadas no mapa

Balizas de Socorro
Alertas
O que visitar

legenda

tipos de baliza de socorro:

meios terrestres

por meios aéreos

tipos de percursos:

percurso socorro meios 4x4

percurso socorro a pé

Percurso Homologado - Federação Campismo e Montanhismo de Portugal

Recomenda-se extrema atenção ao calor no Verão

Percurso

A Rota do Cabeço da Cruz percorre em anel a vila de Mação e é a rota privilegiada para conhecer a sede do concelho e a bucólica paisagem circundante.

Fazendo do Largo dos Bombeiros Voluntários o seu ponto de partida e chegada, o sentido recomendado ruma a Este, em direção à Avenida Dr. Vicente Mendes Mirrado, e daí até Vale Perto.

Depois de ultrapassar a Rua das Fábricas, o percurso segue em direção ao Bairro André Loja.

A partir daqui inicia-se uma subida suave que culmina no alto do Cabeço da Cruz, ponto de maior altitude (400m), onde o caminhante pode desfrutar de uma belíssima visão sobre a Vila de Mação.

Continuando o percurso, o mesmo desce em direção a São Miguel. Após passar a EN244, entramos nos campos agrícolas da Rouquinha e do Vale da Gueifoa. Nesta zona, podemos avistar o Agrupamento de Escolas Verde Horizonte e as Piscinas Municipais Cobertas.

Inicia-se nova subida pelo antigo caminho da Ventosa e o percurso segue pelo lado sudoeste da Vila em direção ao Bairro de Santo António, onde descemos para a Ponte d'el Rei – Ponte Romana de Mação. É o ponto de menor altitude com 238 metros. O trilho entra novamente na vila de Mação, passando pelo Jardim Municipal, Auditório Elvino Pereira e Capela de São Sebastião. Após novo regresso às zonas agrícolas a sul de Mação, o percurso faz a sua viragem final até ao designado Calvário, onde podemos apreciar o Parque Arqueológico, as Piscinas Municipais Descobertas e, no cimo da escadaria, a Capela do Calvário.

Chegados à etapa final, podemos ainda visitar o Museu de Arte Pré-Histórica e do Sagrado no Vale do Tejo, que fica perto. Sendo um percurso circular, termina exatamente no ponto onde começou: o Largo dos Bombeiros.